Avisos do site

REVISÃO PROVA PR 2ª EDIÇÃO - LÍNGUA PORTUGUESA 6º AO 9º ANO

por C.E. Wilson Joffre -

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL

6º ANO

7º ANO

8º ANO

9º ANO

▶️Localizar informações explícitas em um texto.   Notícia https://rebrand.ly/2022rco2tri1433

▶️Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.Reportagem https://rebrand.ly/2022rco2tri1449

▶️Inferir uma informação implícita em um texto.    Modos verbais – poema https://rebrand.ly/2022rco2tri1444

▶️Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).    Cartum https://rebrand.ly/2022rco2tri1427

▶️Identificar o tema de um texto.            Notícia https://rebrand.ly/2022rco2tri1430

▶️Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.    Reportagem https://rebrand.ly/2022rco2tri1450

▶️Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.            Gráfico https://rebrand.ly/2022rco2tri1437

▶️Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.    Reportagem https://rebrand.ly/2022rco2tri1451

▶️Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.         Notícia https://rebrand.ly/2022rco2tri1429

▶️Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.            Charge https://rebrand.ly/2022rco2tri1447

▶️Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.            Charge https://rebrand.ly/2022rco2tri1447

▶️Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.        Crônica https://rebrand.ly/2022rco2tri1473

▶️ Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.      Coesão e coerência https://rebrand.ly/2022rco2tri1520

▶️Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).    História em quadrinhos https://rebrand.ly/2022rco2tri1490

▶️Identificar o tema de um texto.            Texto informativo: infográfico https://rebrand.ly/2022rco2tri1495

▶️Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.    Conto maravilhoso https://rebrand.ly/2022rco2tri1515

▶️Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.    Advérbio e adjunto adverbial https://rebrand.ly/2022rco2tri1511

▶️Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.            Anúncio e pôster de campanha https://rebrand.ly/2022rco2tri1501

▶️Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.    Conto https://rebrand.ly/2022rco2tri1482 

▶️Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.         Carta ao leitor https://rebrand.ly/2022rco2tri1518

▶️Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.            Estrutura da palavra https://rebrand.ly/2022rco2tri1500

▶️Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.            Texto dramático https://rebrand.ly/2022rco2tri1486

▶️Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.        Conto maravilhoso https://rebrand.ly/2022rco2tri1513

▶️Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.            Coesão e coerência https://rebrand.ly/2022rco2tri1522

▶️Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.      Reportagem https://rebrand.ly/2022rco2tri1546

▶️Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).    Tirinha https://rebrand.ly/2022rco2tri1560

▶️Identificar o tema de um texto.            Artigo de opinião https://rebrand.ly/2022rco2tri1555

▶️Identificar a tese de um texto.            Artigo de opinião https://rebrand.ly/2022rco2tri1554

▶️Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Artigo de opinião https://rebrand.ly/2022rco2tri1556

▶️Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.            Notícia https://rebrand.ly/2022rco2tri1568

▶️Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.    Concordância nominal https://rebrand.ly/2022rco2tri1578

▶️Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.         Resenha https://rebrand.ly/2022rco2tri1562

▶️Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.    Declaração legal https://rebrand.ly/2022rco2tri1566

▶️Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.            Meme https://rebrand.ly/2022rco2tri1576

▶️Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.        Meme https://rebrand.ly/2022rco2tri1575

▶️Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.          Declaração legal https://rebrand.ly/2022rco2tri1565

▶️Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.      Período composto por coordenação https://rebrand.ly/2022rco2tri1632

▶️Identificar o tema de um texto.            Entrevista https://rebrand.ly/2022rco2tri1627

▶️Identificar a tese de um texto.            Artigo de opinião https://rebrand.ly/2022rco2tri1644

▶️Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Artigo de opinião https://rebrand.ly/2022rco2tri1625

▶️Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.    Crônica https://rebrand.ly/2022rco2tri1650 

▶️Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.            Carta aberta https://rebrand.ly/2022rco2tri1638

▶️Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.    Crônica https://rebrand.ly/2022rco2tri1652

▶️Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.         Artigo de opinião https://rebrand.ly/2022rco2tri1624

▶️Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.    Oração subordinada adverbial https://rebrand.ly/2022rco2tri1654

▶️Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.            Charge https://rebrand.ly/2022rco2tri1618

▶️Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.        Oração subordinada adverbial https://rebrand.ly/2022rco2tri1656

▶️Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.          Entrevista https://rebrand.ly/2022rco2tri1627

▶️Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.    Infográfico https://rebrand.ly/2022rco2tri1629



PROVA PR 2ª EDIÇÃO 31 DE AGOSTO E 01 DE SETEMBRO

por C.E. Wilson Joffre -

👥 Estudantes e familiares

 ✅Assunto: PROVA PARANÁ 2ª EDIÇÃO

📍Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2022, será aplicada a todos os estudantes, de todas as turmas a 2ª EDIÇÃO DA PROVA PR 📝.

🤔 A PROVA PR é uma prova organizada pelo Governo do Estado para averiguar o andamento e o nível de aprendizagem dos estudantes em todas as matérias, em todas as escolas do Paraná.

A presença dos estudantes nos dois dias de prova é indispensável! Se organize para não faltar, pois a avaliação também contará para melhora do seu rendimento em todas as disciplinas. 😉

🧐 Portanto, revise seus conhecimentos, tire dúvidas com seus professores, para que seu desempenho demonstre o seu melhor possível!

▶️ Postaremos aqui no site a cada dia vídeo-aulas dos componentes curriculares que ajudarão os estudantes na revisão para prova. Participe dessa revisão!

À disposição, C.E. Wilson Joffre

Tópicos antigos...